top of page

Foto: Apresentação de trabalho no Encontro Brasileiro de Malacologia (EBRAM), Rio de Janeiro, 2015.

IMG_20160708_133901128.jpg

Foto: Coleta de dados na ostreicultura da ASAPAQ, Rio Urindeua, Salinópolis - PA, 2016.

WhatsApp Image 2018-12-03 at 18.58.17.jp

Foto: Orientação científica aos treinandos do Museu de Zoologia da UFRA, Belém- PA, 2019.

Rafael Anaisce das Chagas

__Bacharel em Engenheiro de Pesca, pela Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA (2011-2015), mestre em Aquicultura e Recursos Aquáticos Tropicais - PPGAqRAT (2016-2018).

__Em 2013, ainda na graduação, iniciou na pesquisa científica como membro do grupo de pesquisa Ecologia Bentônica Tropical. Como bolsista CNPq de iniciação científica desenvolveu, sob orientação do prof. Dr. Marko Herrmann, estudo com a comunidade macrozoobentônica associada ao cultivo da ostra-do-mangue na ostreicultura da Associação de Agricultores, Pecuaristas e Aquicultores - ASAPAQ, situado na Vila de Santo Antônio de Urindeua. Esse trabalho desenvolvido, sequentemente tornou-se seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado "Biofouling no cultivo da ostra-do-mangue Crassostrea rhizophorae (Guilding, 1828) (Bivalvia: Ostreidae) em um estuário amazônico".

__No início de 2016, aprovado em 2° lugar no Programa de Pós-Graduação em Aquicultura e Recursos Aquáticos Tropicais, na Universidade Federal Rural da Amazônia, iniciou pesquisa sobre a influência do El Niño no crescimento da ostra-do-mangue cultivada no litoral amazônico. Em 10 de julho de 2018, com muita satisfação e emoção, defendeu sua dissertação intitulada "Impacto do El Niño na Amazônia: Influência no crescimento da ostra-do-mangue cultivada no litoral paraense, Norte do Brasil". A banca foi presidida pelo seu orientador (Dr. Marko Herrmann), e teve como membros avaliadores: Dr. Marcos Brabo (UFPA, campus Bragança), Dr. Eduardo Paes  (UFRA) e Dr. Israel Cintra (UFRA). Na ocasião, a avaliação da defesa (e da dissertação) foi classificada como excelente (nota 9,6). O conteúdo da apresentação abordou os efeitos do El Niño no crescimento da ostra cultivada no litoral amazônico.

__Entre os anos 2017 e 2018, atuou como professor do Instituto Tecnológico e Ambiental da Amazônia - ITAM, onde ministrou disciplinas dos cursos Técnico em Meio Ambiente e Técnico em Segurança do Trabalho.

__Em 2019, aprovado em 1º lugar no processo seletivo do Programa  de Pós-Graduação em Ecologia, da Universidade Federal do Pará, iniciou-se o doutorado com o tema intitulado "Desenvolvimento de um índice multimétrico para avaliação da integridade biótica de estuários do nordeste paraense", sob orientação do Prof. Dr. Raphael Ligeiro.

__Neste mesmo ano, iniciou a colaboração como pesquisador no Museu de Zoologia da UFRA, com a finalidade de realizar pesquisas com as coleções científicas de moluscos, crustáceos e peixes.

__Em 2020 foi aprovado em 2º lugar no Processo Seletivo para professor substituto na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), campus Parauaebas, para a área Ecologia. Em março de 2021, novamente foi aprovado no Processo Seletivo para professor substituto, mas dessa vez na área Tecnologia da Pesca, e em 1º lugar, assumindo a vaga.

__Atualmente ministra as disciplinas Extensão Pesqueira, Navegação Aplicada à Pesca e Introdução à Técnicas de Amostragens no curso de Engenharia de Pesca da UFRA.

__Atua nas seguintes áreas de conhecimento (segundo CAPES): Avaliação de Estoques Pesqueiros (com destaque a comunidade bentônica), Manejo e Conservação de Recursos Pesqueiros, Aquicultura (com ênfase em Malacocultura).

__Adicionalmente, como sócio-proprietário da ShellFormat - Consultoria e Eventos Científicos, trabalha como consultor científico.

​

Informações em outras bases:

bottom of page